APTR CACHOEIRA PANCADA GRANDE

6km, 16km, 30km
ITUBERÁ, BAHIA
19/08/2017

informações

Ituberá,

 

Uma das mais belas cachoeiras da região! Localizada dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), agregada a uma Reserva Ecológica com cerca de 3.000 há, além da Floresta  de Mata Atlântica, toda a área administrada pela Michelin.


Encravada entre as encostas íngremes e os grandes manguezais do Canal do Serinhaém, cortada ao meio pelo Rio Santarém e sede do município, Ituberá é uma cidade importante para a região do baixo sul do Estado. Num dos trechos do Rio dos Cágados, fica a Cachoeira de Castro Alves, na área urbana.

A cidade possui meios de hospedagem, restaurantes e píer de atracação no Canal de Serinhaém, com saídas para alguns povoados ribeirinhos, além de uma pista de pouso. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datada da primeira metade do século XIX é um belo monumento, ao qual se tem acesso por uma longa escadaria. A torre sineira tem terminação em bulbo bizantino revestida de pastilha.

A igreja de Santo André também se destaca sendo construída em meados do século XVIII. Esta foi erguida em homenagem ao padroeiro da cidade e encontra-se localizada no alto, permitindo uma visão panorâmica da cidade. No local é realizada uma festa regional em homenagem ao padroeiro onde são armadas barracas para vendas de comestíveis.

No passado a vila de Santarém (nome primitivo de Ituberá) era ainda um pequeno povoado mas já se destacava como uma área de conexão entre o interior e o litoral, sobretudo Salvador. O local mais movimentado era o porto, a partir do qual se dava a distribuição de mercadorias para o interior, em lombos de animais, e para o litoral, através de pequenas embarcações. A existência de ruínas de engenhos e a forte presença da cultura negra evidenciam a importância da cana-de-açúcar em tempos coloniais. Não por acaso, portanto, há comunidades remanescentes de quilombos no município (Ingeria e Lagoa Santa). Em 1909, a Vila de Santarém foi elevada à categoria de cidade. Em 1943 tem seu nome trocado para Serinhaém e me 1944 passa a se chamar Ituberá.

Cachoeira da Pancada Grande

Uma das mais bonitas do litoral brasileiro, a cachoeira está dentro dos limites de uma Área de Proteção Ambiental ? APA ? e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Próximo à base da cachoeira estão as ruínas da casa de máquinas de uma antiga usina hidrelétrica.

Ao se percorrer um trecho de estrada de barro, de longe já se vislumbra, entre a vegetação de Mata Atlântica, a bela queda d’água de 40 metros de altura. Há também um acesso para a parte alta da cachoeira, onde existe um mirante, de onde se avista toda a costa, as plantações de seringueira e as matas da região.

Duração do Passeio
2 horas.

Dicas
• Vale a pena subir a trilha até a parte alta da cachoeira para alcançar o mirante natural, que permite bela visão do Canal de Serinhaém e seus manguezais exuberantes.
• O passeio pode ser feito de carro.
• Vale a pena levar máquina fotográfica ou filmadora. É uma das mais belas cachoeiras da Bahia.

Como Chegar
Percorrer 500 m numa estrada de terra que começa ao lado da ponte da BA-001 sobre o Rio Serinhaém.

 

Cachoeira de Castro Alves

A cachoeira fica em área urbana, na cidade de Ituberá, num dos trechos do Rio dos Cágados, o que lhe dá uma característica muito especial, pois combina a exuberância da natureza com as construções feitas pelo homem.

Duração do Passeio
Tempo Livre

Dicas
Não existe possibilidade de banho nessa cachoeira, devido à força das águas e a quantidade de pedras existentes no local.

Como Chegar
A cachoeira fica no centro da cidade de Ituberá.

 

Fazendas Reunidas do Vale Juliana

Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa, e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, X plantações de seringueiras, X plantações de pupunha e frutas (graviola, cupuaçu e jaca) e ainda à pecuária. Cercada de colinas e com um grande lago represado das águas do Rio Juliana, a fazenda tem uma paisagem deslumbrante, completada com a Cachoeira da Pancada Grande, que se forma num dos trechos do Rio Mariana.

Essa propriedade está se preparando para recepcionar ecoturistas interessados em conhecer a produção rural, fazer caminhadas em trilhas abertas por dentro da mata, passear e pescar pelos rios, e apreciar pequenas cachoeiras. Próximo ao grande lago, há uma área já reservada para a construção de um hotel. Existe uma ligação entre a BR-101 e a BA-001, denominada de Estrada Parque da Cidadania, Ciência e Tecnologia com pavimentação em cascalho, que passa pela fazenda e pela via que dá acesso à Cachoeira da Pancada Grande.

Duração do Passeio
Tempo livre.

 

 

Para baixar o peercurso em kml CLIQUE AQUI

 

 

Para baixar o percurso em kml CLIQUE AQUI

 

 

 

A entrega dos kits da CORRIDA acontecerá nos dias 18 de Agosto  a partir das 16h00min até às 20h00min e no dia 19 de Agosto de 2017 das 07h00min até 08H00min modalidades no DIQUE DE ITUBERÁ, Rua RENATO BRAGA, em ITUBERÁ, BAHIA

Acessar Link


Para traçar o ser caminho, clique em cada trecho para acessar o google maps.

 

Para chegar de avião em Ituberá, você tem duas opçoes:

 

1. Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhâes - Salvador, BA

2. Aeroporto de Ilhéus, Bahia

 

Caso queira outra rota, clique AQUI e traçe a sua.

 

Aeroporto Ilheus - Ituberá: https://goo.gl/R6kncL


Aeroporto Internacional de Salvador - Ituberá: https://goo.gl/780Uva


Porto Seguro - Ituberá:https://goo.gl/B7hVQU


Jequié - Ituberá https://goo.gl/9tPKkF


Feira de Santana - ituberá: https://goo.gl/6HXy5K


Vitória, ES - Ituberá:https://goo.gl/kBMwFn

Notícias

16/02/2017

APTR Series lança nova etapa na Bahia em agosto

APTR Cachoeira Pancada Grande acontece no Paraíso das águas

Vídeos

17/03/2017
O lançamento da APTR CACHOEIRA PANCADA GRANDE, Ituberá Bahia, foi um sucesso. Veja no vídeo como foi.